#01. O processo de criação de trilha sonora para filmes

#01. O processo de criação de trilha sonora para filmes

#01. O processo de criação de trilha sonora para filmes

Por Hugo Yasha  24 de Setembro de 2025

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Um filme é uma obra audiovisual cuja criação normalmente é fruto de um trabalho coletivo que envolve profissionais de diferentes especialidades.

O compositor – personagem principal deste texto – é o profissional responsável pela criação das músicas originais de um filme. Durante o exercício de sua função, o compositor costuma passar por algumas etapas.


Nesta primeira edição do nosso Blog, vamos apresentar essas etapas conforme são descritas no livro "Music Composition for Film and Television" do autor Lalo Schifrin - o compositor do tema do filme Missão Impossível.

Um filme é uma obra audiovisual cuja criação normalmente é fruto de um trabalho coletivo que envolve profissionais de diferentes especialidades.

O compositor – personagem principal deste texto – é o profissional responsável pela criação das músicas originais de um filme. Durante o exercício de sua função, o compositor costuma passar por algumas etapas.


Nesta primeira edição do nosso Blog, vamos apresentar essas etapas conforme são descritas no livro "Music Composition for Film and Television" do autor Lalo Schifrin - o compositor do tema do filme Missão Impossível.

Um filme é uma obra audiovisual cuja criação normalmente é fruto de um trabalho coletivo que envolve profissionais de diferentes especialidades.

O compositor – personagem principal deste texto – é o profissional responsável pela criação das músicas originais de um filme. Durante o exercício de sua função, o compositor costuma passar por algumas etapas.


Nesta primeira edição do nosso Blog, vamos apresentar essas etapas conforme são descritas no livro "Music Composition for Film and Television" do autor Lalo Schifrin - o compositor do tema do filme Missão Impossível.

01. Spotting Session

01. Spotting Session

01. Spotting Session

Geralmente, o trabalho do compositor se inicia após as filmagens, na pós-produção. De posse do roteiro e do primeiro corte (uma versão inicial do filme), o compositor, o diretor e o editor participam de reuniões intituladas "spotting sessions". Dependendo do escopo do filme, é possível incluir outros profissionais nessas reuniões.


Nessa ocasião, os envolvidos assistem ao filme e discutem sobre a música, determinando os momentos em que haverá música ou não assim como a função de cada música. É comum escolher algumas músicas já existentes que servirão de referência para o compositor - as chamadas trilhas temporárias ou "temp tracks".


O editor musical é responsável por formalizar as decisões em um documento textual chamado spotting notes, especificando exatamente onde cada segmento musical composto será sincronizado. No vocabulário específico do cinema, cada música composta é chamada de cue.


A figura abaixo ilustra um exemplo de notas tomadas para um episódio de "Os Simpsons":

Geralmente, o trabalho do compositor se inicia após as filmagens, na pós-produção. De posse do roteiro e do primeiro corte (uma versão inicial do filme), o compositor, o diretor e o editor participam de reuniões intituladas "spotting sessions". Dependendo do escopo do filme, é possível incluir outros profissionais nessas reuniões.


Nessa ocasião, os envolvidos assistem ao filme e discutem sobre a música, determinando os momentos em que haverá música ou não assim como a função de cada música. É comum escolher algumas músicas já existentes que servirão de referência para o compositor - as chamadas trilhas temporárias ou "temp tracks".


O editor musical é responsável por formalizar as decisões em um documento textual chamado spotting notes, especificando exatamente onde cada segmento musical composto será sincronizado. No vocabulário específico do cinema, cada música composta é chamada de cue.


A figura abaixo ilustra um exemplo de notas tomadas para um episódio de "Os Simpsons":

Geralmente, o trabalho do compositor se inicia após as filmagens, na pós-produção. De posse do roteiro e do primeiro corte (uma versão inicial do filme), o compositor, o diretor e o editor participam de reuniões intituladas "spotting sessions". Dependendo do escopo do filme, é possível incluir outros profissionais nessas reuniões.


Nessa ocasião, os envolvidos assistem ao filme e discutem sobre a música, determinando os momentos em que haverá música ou não assim como a função de cada música. É comum escolher algumas músicas já existentes que servirão de referência para o compositor - as chamadas trilhas temporárias ou "temp tracks".


O editor musical é responsável por formalizar as decisões em um documento textual chamado spotting notes, especificando exatamente onde cada segmento musical composto será sincronizado. No vocabulário específico do cinema, cada música composta é chamada de cue.


A figura abaixo ilustra um exemplo de notas tomadas para um episódio de "Os Simpsons":

Em resumo, as spotting sessions são reuniões cujo objetivo é realizar um planejamento da trilha sonora.

Em resumo, as spotting sessions são reuniões cujo objetivo é realizar um planejamento da trilha sonora.

Em resumo, as spotting sessions são reuniões cujo objetivo é realizar um planejamento da trilha sonora.

02. Scoring Session

02. Scoring Session

02. Scoring Session

Uma vez que o planejamento é realizado, é hora do compositor sentar a bunda na cadeira e trabalhar. Não existem receitas ou fórmulas absolutas nessa etapa, pois cada compositor possui um processo criativo e um fluxo de trabalho.


No livro chamado "A Música do Filme", o autor Tony Berchmans corrobora com a liberdade dessa etapa ao afirmar que:


“O processo de composição da música de cinema é tão variado e diverso como a própria produção de um filme. Não há regras nem padrões, não há um modo único. Pelo contrário, o processo de composição e desenvolvimento das produções cinematográficas varia muito em função de contextos culturais, sociais, artísticos, técnicos, históricos, políticos, etc.”

(Berchmans, 2006, p. 32)


Apesar de inexistirem regras rígidas, o compositor pode adotar algumas estratégias para essa etapa. Por exemplo:



- O compositor pode fazer a trilha pensando em temas e motivos para personagens, situações e/ou lugares

- O compositor pode compor enquanto assiste ao filme

- É possível trabalhar coletivamente, incluindo arranjadores e orquestradores

- Em casos mais raros, é possível adotar abordagens menos ortodoxas como utilizar os efeitos sonoros como matéria-prima musical (isso acontece no filme Stalker, por exemplo).

Uma vez que o planejamento é realizado, é hora do compositor sentar a bunda na cadeira e trabalhar. Não existem receitas ou fórmulas absolutas nessa etapa, pois cada compositor possui um processo criativo e um fluxo de trabalho.


No livro chamado "A Música do Filme", o autor Tony Berchmans corrobora com a liberdade dessa etapa ao afirmar que:


“O processo de composição da música de cinema é tão variado e diverso como a própria produção de um filme. Não há regras nem padrões, não há um modo único. Pelo contrário, o processo de composição e desenvolvimento das produções cinematográficas varia muito em função de contextos culturais, sociais, artísticos, técnicos, históricos, políticos, etc.”

(Berchmans, 2006, p. 32)


Apesar de inexistirem regras rígidas, o compositor pode adotar algumas estratégias para essa etapa. Por exemplo:



- O compositor pode fazer a trilha pensando em temas e motivos para personagens, situações e/ou lugares

- O compositor pode compor enquanto assiste ao filme

- É possível trabalhar coletivamente, incluindo arranjadores e orquestradores

- Em casos mais raros, é possível adotar abordagens menos ortodoxas como utilizar os efeitos sonoros como matéria-prima musical (isso acontece no filme Stalker, por exemplo).

Uma vez que o planejamento é realizado, é hora do compositor sentar a bunda na cadeira e trabalhar. Não existem receitas ou fórmulas absolutas nessa etapa, pois cada compositor possui um processo criativo e um fluxo de trabalho.


No livro chamado "A Música do Filme", o autor Tony Berchmans corrobora com a liberdade dessa etapa ao afirmar que:


“O processo de composição da música de cinema é tão variado e diverso como a própria produção de um filme. Não há regras nem padrões, não há um modo único. Pelo contrário, o processo de composição e desenvolvimento das produções cinematográficas varia muito em função de contextos culturais, sociais, artísticos, técnicos, históricos, políticos, etc.”

(Berchmans, 2006, p. 32)


Apesar de inexistirem regras rígidas, o compositor pode adotar algumas estratégias para essa etapa. Por exemplo:



- O compositor pode fazer a trilha pensando em temas e motivos para personagens, situações e/ou lugares

- O compositor pode compor enquanto assiste ao filme

- É possível trabalhar coletivamente, incluindo arranjadores e orquestradores

- Em casos mais raros, é possível adotar abordagens menos ortodoxas como utilizar os efeitos sonoros como matéria-prima musical (isso acontece no filme Stalker, por exemplo).

03. Recording Session

03. Recording Session

03. Recording Session

Conforme o nome sugere, nessa etapa a música é gravada. Regente, copistas, instrumentistas, engenheiros de áudio e outros profissionais costumam colaborar nessa ocasião.


Como o tempo de estúdio implica em custos altos, compositores costumam aproveitar essa ocasião para gravarem takes alternativos na tentativa de prever alguma mudança futura no corte final do filme.


O compositor costuma supervisionar essa etapa e, em alguns casos, até pode atuar como regente.

Conforme o nome sugere, nessa etapa a música é gravada. Regente, copistas, instrumentistas, engenheiros de áudio e outros profissionais costumam colaborar nessa ocasião.


Como o tempo de estúdio implica em custos altos, compositores costumam aproveitar essa ocasião para gravarem takes alternativos na tentativa de prever alguma mudança futura no corte final do filme.


O compositor costuma supervisionar essa etapa e, em alguns casos, até pode atuar como regente.

Conforme o nome sugere, nessa etapa a música é gravada. Regente, copistas, instrumentistas, engenheiros de áudio e outros profissionais costumam colaborar nessa ocasião.


Como o tempo de estúdio implica em custos altos, compositores costumam aproveitar essa ocasião para gravarem takes alternativos na tentativa de prever alguma mudança futura no corte final do filme.


O compositor costuma supervisionar essa etapa e, em alguns casos, até pode atuar como regente.

04. Mixdown Session

04. Mixdown Session

04. Mixdown Session

Após gravar a música, ela é mixada em uma etapa chamada de "mixdown session". Aqui, o compositor trabalha em conjunto com engenheiros de áudio para extrair o melhor som possível da música.


De uma forma bastante simplificada, podemos afirmar que a mixagem, no contexto da música, é o processo de combinar diferentes faixas de áudio gravadas em uma única composição coesa. O objetivo da mixagem é equilibrar os elementos individuais da música, como vocais, instrumentos e efeitos, para criar uma mistura harmoniosa e agradável aos ouvidos.

Após gravar a música, ela é mixada em uma etapa chamada de "mixdown session". Aqui, o compositor trabalha em conjunto com engenheiros de áudio para extrair o melhor som possível da música.


De uma forma bastante simplificada, podemos afirmar que a mixagem, no contexto da música, é o processo de combinar diferentes faixas de áudio gravadas em uma única composição coesa. O objetivo da mixagem é equilibrar os elementos individuais da música, como vocais, instrumentos e efeitos, para criar uma mistura harmoniosa e agradável aos ouvidos.

Após gravar a música, ela é mixada em uma etapa chamada de "mixdown session". Aqui, o compositor trabalha em conjunto com engenheiros de áudio para extrair o melhor som possível da música.


De uma forma bastante simplificada, podemos afirmar que a mixagem, no contexto da música, é o processo de combinar diferentes faixas de áudio gravadas em uma única composição coesa. O objetivo da mixagem é equilibrar os elementos individuais da música, como vocais, instrumentos e efeitos, para criar uma mistura harmoniosa e agradável aos ouvidos.

05. Dubbing Session

05. Dubbing Session

05. Dubbing Session

A trilha sonora de um filme é composta pela música, pelos efeitos sonoros e pelos diálogos. Cada uma dessas três camadas costuma possuir departamentos específicos e profissionais especializados.


Apesar do trabalho ocorrer de forma separada, ao final do processo é necessário que todas as três camadas sejam misturadas e equilibradas, uma tarefa delicada que normalmente fica ao encargo de profissionais chamados de re-recording mixers. Enquanto na etapa anterior apenas a música era mixada, aqui temos a mixagem final de música, efeitos sonoros e diálogos.


Em grandes produções é comum que essa etapa seja realizada por um time de engenheiros que irão mixar e masterizar a trilha final do projeto - chamada de "final dub". As vezes são feitas várias versões da produção, visando adequar a mídia para diferentes sistemas de som.


As salas onde ocorrem essa etapa costumam ter a estrutura de cinemas, conforme a figura abaixo demonstra:

A trilha sonora de um filme é composta pela música, pelos efeitos sonoros e pelos diálogos. Cada uma dessas três camadas costuma possuir departamentos específicos e profissionais especializados.


Apesar do trabalho ocorrer de forma separada, ao final do processo é necessário que todas as três camadas sejam misturadas e equilibradas, uma tarefa delicada que normalmente fica ao encargo de profissionais chamados de re-recording mixers. Enquanto na etapa anterior apenas a música era mixada, aqui temos a mixagem final de música, efeitos sonoros e diálogos.


Em grandes produções é comum que essa etapa seja realizada por um time de engenheiros que irão mixar e masterizar a trilha final do projeto - chamada de "final dub". As vezes são feitas várias versões da produção, visando adequar a mídia para diferentes sistemas de som.


As salas onde ocorrem essa etapa costumam ter a estrutura de cinemas, conforme a figura abaixo demonstra:

A trilha sonora de um filme é composta pela música, pelos efeitos sonoros e pelos diálogos. Cada uma dessas três camadas costuma possuir departamentos específicos e profissionais especializados.


Apesar do trabalho ocorrer de forma separada, ao final do processo é necessário que todas as três camadas sejam misturadas e equilibradas, uma tarefa delicada que normalmente fica ao encargo de profissionais chamados de re-recording mixers. Enquanto na etapa anterior apenas a música era mixada, aqui temos a mixagem final de música, efeitos sonoros e diálogos.


Em grandes produções é comum que essa etapa seja realizada por um time de engenheiros que irão mixar e masterizar a trilha final do projeto - chamada de "final dub". As vezes são feitas várias versões da produção, visando adequar a mídia para diferentes sistemas de som.


As salas onde ocorrem essa etapa costumam ter a estrutura de cinemas, conforme a figura abaixo demonstra:

Ao unir efeitos sonoros, diálogos e música é possível que alguns elementos se choquem, algo que também costuma ser resolvido nessa etapa.


Nem sempre o compositor participa dessa fase final, algo que costuma gerar reclamações posteriormente. Comentários do tipo "a percussão desapareceu" ou "o solo de flauta ficou muito fraco" são normais segundo os relatos apresentados em livros. Todavia, cabe ressaltar que a palavra final é do diretor.


Uma vez que essa etapa é concluída é comum que se encerre o ciclo de trabalho do compositor.

Ao unir efeitos sonoros, diálogos e música é possível que alguns elementos se choquem, algo que também costuma ser resolvido nessa etapa.


Nem sempre o compositor participa dessa fase final, algo que costuma gerar reclamações posteriormente. Comentários do tipo "a percussão desapareceu" ou "o solo de flauta ficou muito fraco" são normais segundo os relatos apresentados em livros. Todavia, cabe ressaltar que a palavra final é do diretor.


Uma vez que essa etapa é concluída é comum que se encerre o ciclo de trabalho do compositor.

Ao unir efeitos sonoros, diálogos e música é possível que alguns elementos se choquem, algo que também costuma ser resolvido nessa etapa.


Nem sempre o compositor participa dessa fase final, algo que costuma gerar reclamações posteriormente. Comentários do tipo "a percussão desapareceu" ou "o solo de flauta ficou muito fraco" são normais segundo os relatos apresentados em livros. Todavia, cabe ressaltar que a palavra final é do diretor.


Uma vez que essa etapa é concluída é comum que se encerre o ciclo de trabalho do compositor.

Conclusão

Conclusão

Conclusão

As cinco etapas que descrevemos mostram um pouco da organização necessária para se criar um filme. Obviamente, precisamos frisar um ponto muito importante:


TODAS ESSAS ETAPAS SÃO DESCRITAS NO CONTEXTO DE GRANDES PRODUÇÕES NORTE-AMERICANAS.


Boa parte dos livros que falam sobre esse tema fazem esse recorte, portanto, é importante que você leitor saiba que em pequenas produções as coisas costumam sem diferentes.


No Brasil, por exemplo, é muito raro termos tantos profissionais envolvidos. Por conta disso, é comum que o compositor acumule diversas funções e isso impacte de forma significativa no fluxo do trabalho, resultando em um processo mais caótico e imprevisível.


Curiosamente, mesmo que o compositor brasileiro acumule muitas funções, o salário dele acaba sendo inferior.


Apesar dessa discrepância entre as grande produções norte-americanas e a realidade brasileira, o fluxo de trabalho das grandes produções pode te ajudar a desenvolver uma metodologia de trabalho mais produtiva e organizada.


Muito obrigado pela sua atenção,


Até a próxima!

As cinco etapas que descrevemos mostram um pouco da organização necessária para se criar um filme. Obviamente, precisamos frisar um ponto muito importante:


TODAS ESSAS ETAPAS SÃO DESCRITAS NO CONTEXTO DE GRANDES PRODUÇÕES NORTE-AMERICANAS.


Boa parte dos livros que falam sobre esse tema fazem esse recorte, portanto, é importante que você leitor saiba que em pequenas produções as coisas costumam sem diferentes.


No Brasil, por exemplo, é muito raro termos tantos profissionais envolvidos. Por conta disso, é comum que o compositor acumule diversas funções e isso impacte de forma significativa no fluxo do trabalho, resultando em um processo mais caótico e imprevisível.


Curiosamente, mesmo que o compositor brasileiro acumule muitas funções, o salário dele acaba sendo inferior.


Apesar dessa discrepância entre as grande produções norte-americanas e a realidade brasileira, o fluxo de trabalho das grandes produções pode te ajudar a desenvolver uma metodologia de trabalho mais produtiva e organizada.


Muito obrigado pela sua atenção,


Até a próxima!

As cinco etapas que descrevemos mostram um pouco da organização necessária para se criar um filme. Obviamente, precisamos frisar um ponto muito importante:


TODAS ESSAS ETAPAS SÃO DESCRITAS NO CONTEXTO DE GRANDES PRODUÇÕES NORTE-AMERICANAS.


Boa parte dos livros que falam sobre esse tema fazem esse recorte, portanto, é importante que você leitor saiba que em pequenas produções as coisas costumam sem diferentes.


No Brasil, por exemplo, é muito raro termos tantos profissionais envolvidos. Por conta disso, é comum que o compositor acumule diversas funções e isso impacte de forma significativa no fluxo do trabalho, resultando em um processo mais caótico e imprevisível.


Curiosamente, mesmo que o compositor brasileiro acumule muitas funções, o salário dele acaba sendo inferior.


Apesar dessa discrepância entre as grande produções norte-americanas e a realidade brasileira, o fluxo de trabalho das grandes produções pode te ajudar a desenvolver uma metodologia de trabalho mais produtiva e organizada.


Muito obrigado pela sua atenção,


Até a próxima!

Escrito por

Hugo Yasha

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Hugo Yasha

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Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.

Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.

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