#02. A escala japonesa Miyako-Bushi

#02. A escala japonesa Miyako-Bushi

#02. A escala japonesa Miyako-Bushi

Por Hugo Yasha  24 de Setembro de 2025

Por Hugo Yasha  24 de Setembro de 2025

Por Hugo Yasha  24 de Setembro de 2025

Por Hugo Yasha

24 de Setembro de 2025

Por Hugo Yasha

24 de Setembro de 2025

Por Hugo Yasha

24 de Setembro de 2025

Para compor e improvisar, é essencial que o músico tenha um repertório variado de escalas.


Nesta edição, apresentaremos a escala japonesa Miyako-Bushi.

Para compor e improvisar, é essencial que o músico tenha um repertório variado de escalas.


Nesta edição, apresentaremos a escala japonesa Miyako-Bushi.

Para compor e improvisar, é essencial que o músico tenha um repertório variado de escalas.


Nesta edição, apresentaremos a escala japonesa Miyako-Bushi.

01. Conhecendo a escala

01. Conhecendo a escala

01. Conhecendo a escala

A escala Miyako-Bushi é uma escala pentatônica tradicional da música japonesa, conhecida por uma sonoridade peculiar. Ela é formada pelas seguintes notas:


Ré - Mib - Sol - Lá - Sib - Ré

A escala Miyako-Bushi é uma escala pentatônica tradicional da música japonesa, conhecida por uma sonoridade peculiar. Ela é formada pelas seguintes notas:


Ré - Mib - Sol - Lá - Sib - Ré

A escala Miyako-Bushi é uma escala pentatônica tradicional da música japonesa, conhecida por uma sonoridade peculiar. Ela é formada pelas seguintes notas:


Ré - Mib - Sol - Lá - Sib - Ré

Ao tocar/cantar essa escala, é interessante notar como a sonoridade dela é muito característica e nos remete de fato ao Japão (provavelmente por conta das trilhas sonoras).


Cabe ressaltar que utilizamos algarismos romanos na partitura para facilitar a transposição para outras tonalidades.


Se você quiser fazer essa escala em Dó, por exemplo, o resultado seria:


Dó - Réb - Fá - Sol - Láb - Dó


Porém, ressaltamos que na tradição japonesa, tal transposição não ocorre. Essa prática de alterar o centro tonal da escala considerando 12 tonalidades é uma abordagem ocidental.

Ao tocar/cantar essa escala, é interessante notar como a sonoridade dela é muito característica e nos remete de fato ao Japão (provavelmente por conta das trilhas sonoras).


Cabe ressaltar que utilizamos algarismos romanos na partitura para facilitar a transposição para outras tonalidades.


Se você quiser fazer essa escala em Dó, por exemplo, o resultado seria:


Dó - Réb - Fá - Sol - Láb - Dó


Porém, ressaltamos que na tradição japonesa, tal transposição não ocorre. Essa prática de alterar o centro tonal da escala considerando 12 tonalidades é uma abordagem ocidental.

Ao tocar/cantar essa escala, é interessante notar como a sonoridade dela é muito característica e nos remete de fato ao Japão (provavelmente por conta das trilhas sonoras).


Cabe ressaltar que utilizamos algarismos romanos na partitura para facilitar a transposição para outras tonalidades.


Se você quiser fazer essa escala em Dó, por exemplo, o resultado seria:


Dó - Réb - Fá - Sol - Láb - Dó


Porém, ressaltamos que na tradição japonesa, tal transposição não ocorre. Essa prática de alterar o centro tonal da escala considerando 12 tonalidades é uma abordagem ocidental.

02. Como eu utilizo

02. Como eu utilizo

02. Como eu utilizo

Gosto muito de emprestar a escala Miyako-Bushi para improvisar e criar melodias dentro de uma abordagem ocidental.


Eu (Hugo), costumo utilizar essa pentatônica japonesa em conjunto com o acorde napolitano.


Todavia, existe um pequeno truque para essa utilização funcionar. É necessário que a escala Miyako-Bushi esteja meio tom abaixo da fundamental do acorde do napolitano.


Por exemplo, se o acorde napolitano for Db7M, eu utilizo a escala Miyako-Bushi começando da nota Dó.

Gosto muito de emprestar a escala Miyako-Bushi para improvisar e criar melodias dentro de uma abordagem ocidental.


Eu (Hugo), costumo utilizar essa pentatônica japonesa em conjunto com o acorde napolitano.


Todavia, existe um pequeno truque para essa utilização funcionar. É necessário que a escala Miyako-Bushi esteja meio tom abaixo da fundamental do acorde do napolitano.


Por exemplo, se o acorde napolitano for Db7M, eu utilizo a escala Miyako-Bushi começando da nota Dó.

Gosto muito de emprestar a escala Miyako-Bushi para improvisar e criar melodias dentro de uma abordagem ocidental.


Eu (Hugo), costumo utilizar essa pentatônica japonesa em conjunto com o acorde napolitano.


Todavia, existe um pequeno truque para essa utilização funcionar. É necessário que a escala Miyako-Bushi esteja meio tom abaixo da fundamental do acorde do napolitano.


Por exemplo, se o acorde napolitano for Db7M, eu utilizo a escala Miyako-Bushi começando da nota Dó.

A escala Miyako-bushi oferece uma sonoridade única que é amplamente utilizada na música japonesa para criar atmosferas específicas e evocar tradições culturais.


Particularmente, gosto de inserir elas em trilhas sonoras que possuem uma temática mística e de espiritualidade.

A escala Miyako-bushi oferece uma sonoridade única que é amplamente utilizada na música japonesa para criar atmosferas específicas e evocar tradições culturais.


Particularmente, gosto de inserir elas em trilhas sonoras que possuem uma temática mística e de espiritualidade.

A escala Miyako-bushi oferece uma sonoridade única que é amplamente utilizada na música japonesa para criar atmosferas específicas e evocar tradições culturais.


Particularmente, gosto de inserir elas em trilhas sonoras que possuem uma temática mística e de espiritualidade.

Conclusão

Conclusão

Conclusão

Quando eu estava pesquisando para criar este conteúdo, me deparei com muitas informações incorretas e/ou incompletas na internet.


Se você quer saber um pouco mais sobre essas escalas japonesas e está procurando uma fonte confiável, recomendamos o vídeo do canal do Adam Neely:

Quando eu estava pesquisando para criar este conteúdo, me deparei com muitas informações incorretas e/ou incompletas na internet.


Se você quer saber um pouco mais sobre essas escalas japonesas e está procurando uma fonte confiável, recomendamos o vídeo do canal do Adam Neely:

Quando eu estava pesquisando para criar este conteúdo, me deparei com muitas informações incorretas e/ou incompletas na internet.


Se você quer saber um pouco mais sobre essas escalas japonesas e está procurando uma fonte confiável, recomendamos o vídeo do canal do Adam Neely:

Lembre-se de que a identidade e a sonoridade de um músico estão diretamente ligadas às suas referências e à maneira como ele ressignifica o conteúdo dentro de sua própria realidade musical.


Experimente a escala Miyako-bushi e encontre sua própria interpretação, dando um novo sentido a ela dentro de sua música.


Muito obrigado pela sua atenção,


Até a próxima!

Lembre-se de que a identidade e a sonoridade de um músico estão diretamente ligadas às suas referências e à maneira como ele ressignifica o conteúdo dentro de sua própria realidade musical.


Experimente a escala Miyako-bushi e encontre sua própria interpretação, dando um novo sentido a ela dentro de sua música.


Muito obrigado pela sua atenção,


Até a próxima!

Lembre-se de que a identidade e a sonoridade de um músico estão diretamente ligadas às suas referências e à maneira como ele ressignifica o conteúdo dentro de sua própria realidade musical.


Experimente a escala Miyako-bushi e encontre sua própria interpretação, dando um novo sentido a ela dentro de sua música.


Muito obrigado pela sua atenção,


Até a próxima!

Escrito por

Hugo Yasha

Escrito por

Hugo Yasha

Escrito por

Hugo Yasha

Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.

Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.

Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.

Leia as edições anteriores:

Leia as edições anteriores:

Leia as edições anteriores:

#03. Melhorando suas orquestrações

#03. Melhorando suas orquestrações

#03. Melhorando suas orquestrações

4 dicas simples para subir o nível das suas orquestrações.

4 dicas simples para subir o nível das suas orquestrações.

4 dicas simples para subir o nível das suas orquestrações.

#02. Escala japonesa Miyako-Bushi

#02. Escala japonesa Miyako-Bushi

#02. Escala japonesa Miyako-Bushi

Conheça essa escala tradicional da música japonesa.

Conheça essa escala tradicional da música japonesa.

Conheça essa escala tradicional da música japonesa.

#01. Trilha sonora para filmes

#01. Trilha sonora para filmes

#01. Trilha sonora para filmes

Entenda o processo de criação usado em grandes produções.

Entenda o processo de criação usado em grandes produções.

Entenda o processo de criação usado em grandes produções.

Siga nossas

Redes sociais

Siga nossas

Redes sociais

Siga nossas

Redes sociais

© Todos os direitos reservados

© Todos os direitos reservados

© Todos os direitos reservados

Feito com