#02. A escala japonesa Miyako-Bushi
#02. A escala japonesa Miyako-Bushi
#02. A escala japonesa Miyako-Bushi
Por Hugo Yasha • 24 de Setembro de 2025
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Por Hugo Yasha
24 de Setembro de 2025
Por Hugo Yasha
24 de Setembro de 2025
Por Hugo Yasha
24 de Setembro de 2025
Para compor e improvisar, é essencial que o músico tenha um repertório variado de escalas.
Nesta edição, apresentaremos a escala japonesa Miyako-Bushi.
Para compor e improvisar, é essencial que o músico tenha um repertório variado de escalas.
Nesta edição, apresentaremos a escala japonesa Miyako-Bushi.
Para compor e improvisar, é essencial que o músico tenha um repertório variado de escalas.
Nesta edição, apresentaremos a escala japonesa Miyako-Bushi.
01. Conhecendo a escala
01. Conhecendo a escala
01. Conhecendo a escala
A escala Miyako-Bushi é uma escala pentatônica tradicional da música japonesa, conhecida por uma sonoridade peculiar. Ela é formada pelas seguintes notas:
Ré - Mib - Sol - Lá - Sib - Ré
A escala Miyako-Bushi é uma escala pentatônica tradicional da música japonesa, conhecida por uma sonoridade peculiar. Ela é formada pelas seguintes notas:
Ré - Mib - Sol - Lá - Sib - Ré
A escala Miyako-Bushi é uma escala pentatônica tradicional da música japonesa, conhecida por uma sonoridade peculiar. Ela é formada pelas seguintes notas:
Ré - Mib - Sol - Lá - Sib - Ré
Ao tocar/cantar essa escala, é interessante notar como a sonoridade dela é muito característica e nos remete de fato ao Japão (provavelmente por conta das trilhas sonoras).
Cabe ressaltar que utilizamos algarismos romanos na partitura para facilitar a transposição para outras tonalidades.
Se você quiser fazer essa escala em Dó, por exemplo, o resultado seria:
Dó - Réb - Fá - Sol - Láb - Dó
Porém, ressaltamos que na tradição japonesa, tal transposição não ocorre. Essa prática de alterar o centro tonal da escala considerando 12 tonalidades é uma abordagem ocidental.
Ao tocar/cantar essa escala, é interessante notar como a sonoridade dela é muito característica e nos remete de fato ao Japão (provavelmente por conta das trilhas sonoras).
Cabe ressaltar que utilizamos algarismos romanos na partitura para facilitar a transposição para outras tonalidades.
Se você quiser fazer essa escala em Dó, por exemplo, o resultado seria:
Dó - Réb - Fá - Sol - Láb - Dó
Porém, ressaltamos que na tradição japonesa, tal transposição não ocorre. Essa prática de alterar o centro tonal da escala considerando 12 tonalidades é uma abordagem ocidental.
Ao tocar/cantar essa escala, é interessante notar como a sonoridade dela é muito característica e nos remete de fato ao Japão (provavelmente por conta das trilhas sonoras).
Cabe ressaltar que utilizamos algarismos romanos na partitura para facilitar a transposição para outras tonalidades.
Se você quiser fazer essa escala em Dó, por exemplo, o resultado seria:
Dó - Réb - Fá - Sol - Láb - Dó
Porém, ressaltamos que na tradição japonesa, tal transposição não ocorre. Essa prática de alterar o centro tonal da escala considerando 12 tonalidades é uma abordagem ocidental.
02. Como eu utilizo
02. Como eu utilizo
02. Como eu utilizo
Gosto muito de emprestar a escala Miyako-Bushi para improvisar e criar melodias dentro de uma abordagem ocidental.
Eu (Hugo), costumo utilizar essa pentatônica japonesa em conjunto com o acorde napolitano.
Todavia, existe um pequeno truque para essa utilização funcionar. É necessário que a escala Miyako-Bushi esteja meio tom abaixo da fundamental do acorde do napolitano.
Por exemplo, se o acorde napolitano for Db7M, eu utilizo a escala Miyako-Bushi começando da nota Dó.
Gosto muito de emprestar a escala Miyako-Bushi para improvisar e criar melodias dentro de uma abordagem ocidental.
Eu (Hugo), costumo utilizar essa pentatônica japonesa em conjunto com o acorde napolitano.
Todavia, existe um pequeno truque para essa utilização funcionar. É necessário que a escala Miyako-Bushi esteja meio tom abaixo da fundamental do acorde do napolitano.
Por exemplo, se o acorde napolitano for Db7M, eu utilizo a escala Miyako-Bushi começando da nota Dó.
Gosto muito de emprestar a escala Miyako-Bushi para improvisar e criar melodias dentro de uma abordagem ocidental.
Eu (Hugo), costumo utilizar essa pentatônica japonesa em conjunto com o acorde napolitano.
Todavia, existe um pequeno truque para essa utilização funcionar. É necessário que a escala Miyako-Bushi esteja meio tom abaixo da fundamental do acorde do napolitano.
Por exemplo, se o acorde napolitano for Db7M, eu utilizo a escala Miyako-Bushi começando da nota Dó.
A escala Miyako-bushi oferece uma sonoridade única que é amplamente utilizada na música japonesa para criar atmosferas específicas e evocar tradições culturais.
Particularmente, gosto de inserir elas em trilhas sonoras que possuem uma temática mística e de espiritualidade.
A escala Miyako-bushi oferece uma sonoridade única que é amplamente utilizada na música japonesa para criar atmosferas específicas e evocar tradições culturais.
Particularmente, gosto de inserir elas em trilhas sonoras que possuem uma temática mística e de espiritualidade.
A escala Miyako-bushi oferece uma sonoridade única que é amplamente utilizada na música japonesa para criar atmosferas específicas e evocar tradições culturais.
Particularmente, gosto de inserir elas em trilhas sonoras que possuem uma temática mística e de espiritualidade.
Conclusão
Conclusão
Conclusão
Quando eu estava pesquisando para criar este conteúdo, me deparei com muitas informações incorretas e/ou incompletas na internet.
Se você quer saber um pouco mais sobre essas escalas japonesas e está procurando uma fonte confiável, recomendamos o vídeo do canal do Adam Neely:
Quando eu estava pesquisando para criar este conteúdo, me deparei com muitas informações incorretas e/ou incompletas na internet.
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Lembre-se de que a identidade e a sonoridade de um músico estão diretamente ligadas às suas referências e à maneira como ele ressignifica o conteúdo dentro de sua própria realidade musical.
Experimente a escala Miyako-bushi e encontre sua própria interpretação, dando um novo sentido a ela dentro de sua música.
Muito obrigado pela sua atenção,
Até a próxima!
Lembre-se de que a identidade e a sonoridade de um músico estão diretamente ligadas às suas referências e à maneira como ele ressignifica o conteúdo dentro de sua própria realidade musical.
Experimente a escala Miyako-bushi e encontre sua própria interpretação, dando um novo sentido a ela dentro de sua música.
Muito obrigado pela sua atenção,
Até a próxima!
Lembre-se de que a identidade e a sonoridade de um músico estão diretamente ligadas às suas referências e à maneira como ele ressignifica o conteúdo dentro de sua própria realidade musical.
Experimente a escala Miyako-bushi e encontre sua própria interpretação, dando um novo sentido a ela dentro de sua música.
Muito obrigado pela sua atenção,
Até a próxima!
Escrito por
Hugo Yasha
Escrito por
Hugo Yasha
Escrito por
Hugo Yasha
Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.
Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.
Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.
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© Todos os direitos reservados
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