#04. Três dicas para lidar com o bloqueio criativo
#04. Três dicas para lidar com o bloqueio criativo
#04. Três dicas para lidar com o bloqueio criativo
Por Hugo Yasha • 13 de Novembro de 2025
Por Hugo Yasha • 13 de Novembro de 2025
Por Hugo Yasha • 13 de Novembro de 2025
Por Hugo Yasha
13 de Novembro de 2025
Por Hugo Yasha
13 de Novembro de 2025
Por Hugo Yasha
13 de Novembro de 2025
Bloqueio criativo é provavelmente um dos assuntos mais recorrentes na vida de um músico, especialmente no caso de compositores.
Algumas vezes, parece que as nossas ideias não fluem corretamente, ficamos travados por longos períodos de tempo, escrevendo e apagando as ideias em um ciclo sem fim.
Obviamente, esse assunto é delicado e complexo. Não vamos destrinchar o conceito de bloqueio criativo nesse artigo, mas sim compartilhar 3 dicas práticas que utilizamos em nossa rotina!
Bloqueio criativo é provavelmente um dos assuntos mais recorrentes na vida de um músico, especialmente no caso de compositores.
Algumas vezes, parece que as nossas ideias não fluem corretamente, ficamos travados por longos períodos de tempo, escrevendo e apagando as ideias em um ciclo sem fim.
Obviamente, esse assunto é delicado e complexo. Não vamos destrinchar o conceito de bloqueio criativo nesse artigo, mas sim compartilhar 3 dicas práticas que utilizamos em nossa rotina!
Bloqueio criativo é provavelmente um dos assuntos mais recorrentes na vida de um músico, especialmente no caso de compositores.
Algumas vezes, parece que as nossas ideias não fluem corretamente, ficamos travados por longos períodos de tempo, escrevendo e apagando as ideias em um ciclo sem fim.
Obviamente, esse assunto é delicado e complexo. Não vamos destrinchar o conceito de bloqueio criativo nesse artigo, mas sim compartilhar 3 dicas práticas que utilizamos em nossa rotina!
01. Remova a borracha
01. Remova a borracha
01. Remova a borracha
Era uma situação delicada...
Eu precisava escrever um artigo acadêmico, mas ficava apagando cada parágrafo que escrevia porque achava que não estava bom o suficiente.
Chegou ao ponto de eu escrever apenas uma linha em um dia inteiro de trabalho, e no dia seguinte, eu apaguei essa linha novamente.
O problema: eu tentava criar, editar e revisar o texto ao mesmo tempo.
A solução: eu separei os momentos. Primeiro, desliguei o monitor e escrevi sem me preocupar com ortografia ou estilo. Apenas escrevi e deixei para editar e corrigir depois.
Notei que minha escrita começou a fluir muito melhor.
Traduzindo isso para a música, às vezes queremos compor, editar, arranjar e mixar tudo ao mesmo tempo. Separe um momento apenas para criar, sem se preocupar se está bom ou ruim, complexo ou simples.
Não exclua nenhuma ideia! Remova completamente a borracha e deixe para usá-la apenas depois.
Eu costumo separar um período de tempo apenas para isso, geralmente 40 minutos.
Era uma situação delicada...
Eu precisava escrever um artigo acadêmico, mas ficava apagando cada parágrafo que escrevia porque achava que não estava bom o suficiente.
Chegou ao ponto de eu escrever apenas uma linha em um dia inteiro de trabalho, e no dia seguinte, eu apaguei essa linha novamente.
O problema: eu tentava criar, editar e revisar o texto ao mesmo tempo.
A solução: eu separei os momentos. Primeiro, desliguei o monitor e escrevi sem me preocupar com ortografia ou estilo. Apenas escrevi e deixei para editar e corrigir depois.
Notei que minha escrita começou a fluir muito melhor.
Traduzindo isso para a música, às vezes queremos compor, editar, arranjar e mixar tudo ao mesmo tempo. Separe um momento apenas para criar, sem se preocupar se está bom ou ruim, complexo ou simples.
Não exclua nenhuma ideia! Remova completamente a borracha e deixe para usá-la apenas depois.
Eu costumo separar um período de tempo apenas para isso, geralmente 40 minutos.
Era uma situação delicada...
Eu precisava escrever um artigo acadêmico, mas ficava apagando cada parágrafo que escrevia porque achava que não estava bom o suficiente.
Chegou ao ponto de eu escrever apenas uma linha em um dia inteiro de trabalho, e no dia seguinte, eu apaguei essa linha novamente.
O problema: eu tentava criar, editar e revisar o texto ao mesmo tempo.
A solução: eu separei os momentos. Primeiro, desliguei o monitor e escrevi sem me preocupar com ortografia ou estilo. Apenas escrevi e deixei para editar e corrigir depois.
Notei que minha escrita começou a fluir muito melhor.
Traduzindo isso para a música, às vezes queremos compor, editar, arranjar e mixar tudo ao mesmo tempo. Separe um momento apenas para criar, sem se preocupar se está bom ou ruim, complexo ou simples.
Não exclua nenhuma ideia! Remova completamente a borracha e deixe para usá-la apenas depois.
Eu costumo separar um período de tempo apenas para isso, geralmente 40 minutos.
02. Estabeleça um prazo
02. Estabeleça um prazo
02. Estabeleça um prazo
Muitas vezes, nossos projetos pessoais nunca são lançados porque ficamos eternamente fazendo pequenas modificações.
Como artistas, é comum querermos que tudo esteja perfeito antes de mostrar ao mundo. Mas, sem um prazo, é fácil ficar preso nesse ciclo de mudanças sem fim.
Alguns compositores do período barroco, por exemplo, tinham compromissos semanais de composição. Eles precisavam terminar suas obras a tempo para apresentações e serviços religiosos. Essa necessidade de prazos fez com que eles evoluíssem, melhorando de uma obra para outra.
É interessante adotar essa mesma mentalidade em nossos projetos pessoais.
Em algum momento, temos que bater o martelo e deixar a obra nascer. Defina esse momento! Só assim podemos partir para a próxima criação e continuar crescendo como artistas.
Muitas vezes, nossos projetos pessoais nunca são lançados porque ficamos eternamente fazendo pequenas modificações.
Como artistas, é comum querermos que tudo esteja perfeito antes de mostrar ao mundo. Mas, sem um prazo, é fácil ficar preso nesse ciclo de mudanças sem fim.
Alguns compositores do período barroco, por exemplo, tinham compromissos semanais de composição. Eles precisavam terminar suas obras a tempo para apresentações e serviços religiosos. Essa necessidade de prazos fez com que eles evoluíssem, melhorando de uma obra para outra.
É interessante adotar essa mesma mentalidade em nossos projetos pessoais.
Em algum momento, temos que bater o martelo e deixar a obra nascer. Defina esse momento! Só assim podemos partir para a próxima criação e continuar crescendo como artistas.
Muitas vezes, nossos projetos pessoais nunca são lançados porque ficamos eternamente fazendo pequenas modificações.
Como artistas, é comum querermos que tudo esteja perfeito antes de mostrar ao mundo. Mas, sem um prazo, é fácil ficar preso nesse ciclo de mudanças sem fim.
Alguns compositores do período barroco, por exemplo, tinham compromissos semanais de composição. Eles precisavam terminar suas obras a tempo para apresentações e serviços religiosos. Essa necessidade de prazos fez com que eles evoluíssem, melhorando de uma obra para outra.
É interessante adotar essa mesma mentalidade em nossos projetos pessoais.
Em algum momento, temos que bater o martelo e deixar a obra nascer. Defina esse momento! Só assim podemos partir para a próxima criação e continuar crescendo como artistas.
03. Trabalhe coletivamente
03. Trabalhe coletivamente
03. Trabalhe coletivamente
Um dos métodos mais eficazes para te colocar em ação é incluir outras pessoas no processo. Isso pode acontecer de muitas maneiras.
Você não precisa necessariamente convidar outras pessoas para criar sua arte com você. Vocês podem simplesmente trabalhar juntos em projetos diferentes, compartilhar o mesmo espaço, conversar sobre objetivos e metas individuais.
No nosso curso de Orquestração, por exemplo, criamos salas ao vivo no Discord para que os alunos componham (cada um no seu projeto) e depois conversem sobre o progresso. Além disso, criamos um ranking semanal daqueles que mais passaram tempo nas salas.
Tudo isso nos ajuda a nos sentir mais motivados e a superar bloqueios criativos!
Um dos métodos mais eficazes para te colocar em ação é incluir outras pessoas no processo. Isso pode acontecer de muitas maneiras.
Você não precisa necessariamente convidar outras pessoas para criar sua arte com você. Vocês podem simplesmente trabalhar juntos em projetos diferentes, compartilhar o mesmo espaço, conversar sobre objetivos e metas individuais.
No nosso curso de Orquestração, por exemplo, criamos salas ao vivo no Discord para que os alunos componham (cada um no seu projeto) e depois conversem sobre o progresso. Além disso, criamos um ranking semanal daqueles que mais passaram tempo nas salas.
Tudo isso nos ajuda a nos sentir mais motivados e a superar bloqueios criativos!
Um dos métodos mais eficazes para te colocar em ação é incluir outras pessoas no processo. Isso pode acontecer de muitas maneiras.
Você não precisa necessariamente convidar outras pessoas para criar sua arte com você. Vocês podem simplesmente trabalhar juntos em projetos diferentes, compartilhar o mesmo espaço, conversar sobre objetivos e metas individuais.
No nosso curso de Orquestração, por exemplo, criamos salas ao vivo no Discord para que os alunos componham (cada um no seu projeto) e depois conversem sobre o progresso. Além disso, criamos um ranking semanal daqueles que mais passaram tempo nas salas.
Tudo isso nos ajuda a nos sentir mais motivados e a superar bloqueios criativos!
Curso de Orquestração
Curso de Orquestração
Curso de Orquestração
Saiba que o grupo no Discord é apenas um dos extras desse curso!
Por esse mesmo computador ou celular que você está lendo aqui agora, você pode conseguir sons orquestrais incríveis e gratuitos para usar nas tuas músicas, sem precisar tocar instrumentos ou ter uma orquestra real.
Conheça nosso CURSO DE ORQUESTRAÇÃO!
Saiba que o grupo no Discord é apenas um dos extras desse curso!
Por esse mesmo computador ou celular que você está lendo aqui agora, você pode conseguir sons orquestrais incríveis e gratuitos para usar nas tuas músicas, sem precisar tocar instrumentos ou ter uma orquestra real.
Conheça nosso CURSO DE ORQUESTRAÇÃO!
Saiba que o grupo no Discord é apenas um dos extras desse curso!
Por esse mesmo computador ou celular que você está lendo aqui agora, você pode conseguir sons orquestrais incríveis e gratuitos para usar nas tuas músicas, sem precisar tocar instrumentos ou ter uma orquestra real.
Conheça nosso CURSO DE ORQUESTRAÇÃO!
Conclusão
Conclusão
Conclusão
Apesar das dicas, é essencial ter paciência consigo mesmo.
Bloqueios criativos nem sempre são ruins; às vezes, precisamos deles para amadurecer ideias.
Lembre-se de que todos passamos por momentos assim.
Muito obrigado pela sua atenção,
Até a próxima!
Apesar das dicas, é essencial ter paciência consigo mesmo.
Bloqueios criativos nem sempre são ruins; às vezes, precisamos deles para amadurecer ideias.
Lembre-se de que todos passamos por momentos assim.
Muito obrigado pela sua atenção,
Até a próxima!
Apesar das dicas, é essencial ter paciência consigo mesmo.
Bloqueios criativos nem sempre são ruins; às vezes, precisamos deles para amadurecer ideias.
Lembre-se de que todos passamos por momentos assim.
Muito obrigado pela sua atenção,
Até a próxima!
Escrito por
Hugo Yasha
Escrito por
Hugo Yasha
Escrito por
Hugo Yasha
Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.
Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.
Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.
Leia as edições anteriores:
Leia as edições anteriores:
Leia as edições anteriores:
© Todos os direitos reservados
© Todos os direitos reservados
© Todos os direitos reservados