#05. Renda passiva na música

#05. Renda passiva na música

#05. Renda passiva na música

Por Hugo Yasha  27 de Novembro de 2025

Por Hugo Yasha  27 de Novembro de 2025

Por Hugo Yasha  27 de Novembro de 2025

Por Hugo Yasha

27 de Novembro de 2025

Por Hugo Yasha

27 de Novembro de 2025

Por Hugo Yasha

27 de Novembro de 2025

A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem precisar trabalhar ativamente. Por exemplo, um professor de música pode alugar seu espaço para outros profissionais. Desse modo, ele receberá um valor mesmo que não esteja lá ensinando.



Nesse artigo vamos explorar duas possibilidades de renda passiva e conversar com um profissional experiente nesse campo.

A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem precisar trabalhar ativamente. Por exemplo, um professor de música pode alugar seu espaço para outros profissionais. Desse modo, ele receberá um valor mesmo que não esteja lá ensinando.



Nesse artigo vamos explorar duas possibilidades de renda passiva e conversar com um profissional experiente nesse campo.

A renda passiva é o dinheiro que você ganha sem precisar trabalhar ativamente. Por exemplo, um professor de música pode alugar seu espaço para outros profissionais. Desse modo, ele receberá um valor mesmo que não esteja lá ensinando.



Nesse artigo vamos explorar duas possibilidades de renda passiva e conversar com um profissional experiente nesse campo.

01. E-books

01. E-books

01. E-books

Diversas pesquisas apontam os livros em formato digital como um dos infoprodutos mais populares. Recentemente, eu compartilhei em minhas redes sociais uma saga onde eu escrevi um eBook chamado Como cobrar por sua Arte, lançado no fim de janeiro de 2024.


Eu escolhi esse tema porque constantemente sou consultado por alunos e colegas sobre orçamentos e precificação. Perguntas como “isso está caro/barato demais?” ou “quanto você cobraria?” chegam semanalmente.


Uma vez que eu já tinha esse conteúdo pronto devido as minhas aulas, levei 7 dias para transformá-lo em um livro digital e vendê-lo.

Tive muitas dificuldades com o design do produto num primeiro momento, mas depois que encontrei as fontes e o formato tudo fluiu mais fácil.


Quanto eu ganhei com o eBook? Até o momento, eu fiz R$3.820,44 com as vendas na Hotmart. O valor total é um pouco superior, mas vale ressaltar que a plataforma fica com uma porcentagem de aproximadamente 10%. Confesso que fiquei bastante surpreso com a cifra, pois não achei que tantas pessoas se interessariam pelo produto.

Diversas pesquisas apontam os livros em formato digital como um dos infoprodutos mais populares. Recentemente, eu compartilhei em minhas redes sociais uma saga onde eu escrevi um eBook chamado Como cobrar por sua Arte, lançado no fim de janeiro de 2024.


Eu escolhi esse tema porque constantemente sou consultado por alunos e colegas sobre orçamentos e precificação. Perguntas como “isso está caro/barato demais?” ou “quanto você cobraria?” chegam semanalmente.


Uma vez que eu já tinha esse conteúdo pronto devido as minhas aulas, levei 7 dias para transformá-lo em um livro digital e vendê-lo.

Tive muitas dificuldades com o design do produto num primeiro momento, mas depois que encontrei as fontes e o formato tudo fluiu mais fácil.


Quanto eu ganhei com o eBook? Até o momento, eu fiz R$3.820,44 com as vendas na Hotmart. O valor total é um pouco superior, mas vale ressaltar que a plataforma fica com uma porcentagem de aproximadamente 10%. Confesso que fiquei bastante surpreso com a cifra, pois não achei que tantas pessoas se interessariam pelo produto.

Diversas pesquisas apontam os livros em formato digital como um dos infoprodutos mais populares. Recentemente, eu compartilhei em minhas redes sociais uma saga onde eu escrevi um eBook chamado Como cobrar por sua Arte, lançado no fim de janeiro de 2024.


Eu escolhi esse tema porque constantemente sou consultado por alunos e colegas sobre orçamentos e precificação. Perguntas como “isso está caro/barato demais?” ou “quanto você cobraria?” chegam semanalmente.


Uma vez que eu já tinha esse conteúdo pronto devido as minhas aulas, levei 7 dias para transformá-lo em um livro digital e vendê-lo.

Tive muitas dificuldades com o design do produto num primeiro momento, mas depois que encontrei as fontes e o formato tudo fluiu mais fácil.


Quanto eu ganhei com o eBook? Até o momento, eu fiz R$3.820,44 com as vendas na Hotmart. O valor total é um pouco superior, mas vale ressaltar que a plataforma fica com uma porcentagem de aproximadamente 10%. Confesso que fiquei bastante surpreso com a cifra, pois não achei que tantas pessoas se interessariam pelo produto.

Por outro lado, preciso compartilhar outro fato: todas as vendas foram feitas de forma orgânica. Alunos e colegas de trabalho são meus principais clientes. Como tais pessoas conhecem o meu trabalho e o capricho que coloco em minhas aulas, há uma relação de confiança natural que facilita a venda. Por outro lado, as propagandas que fiz não conseguiram furar a bolha e vender para pessoas que não me conhecem. Isso se deve provavelmente porque eu sou novo nesse meio e nunca havia criado uma propaganda antes.



Meus comentários e dicas para quem quer criar um eBook:

- Escolha um tema que você domine

- Faça algo na intenção genuína de ajudar os seus leitores

- Peça ajuda nas áreas que você não entende (design, marketing)

- Não crie um projeto muito grande

- Escolha uma plataforma simples para vender

- Os eBooks costumam custar entre R$47 e R$127

- Antes de escrever, consuma outros eBooks

Por outro lado, preciso compartilhar outro fato: todas as vendas foram feitas de forma orgânica. Alunos e colegas de trabalho são meus principais clientes. Como tais pessoas conhecem o meu trabalho e o capricho que coloco em minhas aulas, há uma relação de confiança natural que facilita a venda. Por outro lado, as propagandas que fiz não conseguiram furar a bolha e vender para pessoas que não me conhecem. Isso se deve provavelmente porque eu sou novo nesse meio e nunca havia criado uma propaganda antes.



Meus comentários e dicas para quem quer criar um eBook:

- Escolha um tema que você domine

- Faça algo na intenção genuína de ajudar os seus leitores

- Peça ajuda nas áreas que você não entende (design, marketing)

- Não crie um projeto muito grande

- Escolha uma plataforma simples para vender

- Os eBooks costumam custar entre R$47 e R$127

- Antes de escrever, consuma outros eBooks

Por outro lado, preciso compartilhar outro fato: todas as vendas foram feitas de forma orgânica. Alunos e colegas de trabalho são meus principais clientes. Como tais pessoas conhecem o meu trabalho e o capricho que coloco em minhas aulas, há uma relação de confiança natural que facilita a venda. Por outro lado, as propagandas que fiz não conseguiram furar a bolha e vender para pessoas que não me conhecem. Isso se deve provavelmente porque eu sou novo nesse meio e nunca havia criado uma propaganda antes.



Meus comentários e dicas para quem quer criar um eBook:

- Escolha um tema que você domine

- Faça algo na intenção genuína de ajudar os seus leitores

- Peça ajuda nas áreas que você não entende (design, marketing)

- Não crie um projeto muito grande

- Escolha uma plataforma simples para vender

- Os eBooks costumam custar entre R$47 e R$127

- Antes de escrever, consuma outros eBooks

02. Packs

02. Packs

02. Packs

Uma biblioteca (ou pack) de músicas é um conjunto de faixas musicais que estão disponíveis para serem licenciadas e usadas em diferentes projetos, como filmes, comerciais, vídeos online, entre outros. Essas músicas são criadas por compositores e produtores e podem ser acessadas por empresas ou indivíduos que precisam de trilhas sonoras para seus projetos.


Para comentar mais sobre essa possibilidade, convidamos o compositor Marllon Silva (xDeviruchi) – autor do álbum "8-bit-fantasy & adventure" – para compartilhar a sua experiência.


O álbum "8-bit Fantasy & Adventure" é uma coleção de músicas no estilo chiptune, compostas pelo Marllon e disponibilizadas gratuitamente. Os usuários que desejarem podem contribuir com valores em dinheiro.

Uma biblioteca (ou pack) de músicas é um conjunto de faixas musicais que estão disponíveis para serem licenciadas e usadas em diferentes projetos, como filmes, comerciais, vídeos online, entre outros. Essas músicas são criadas por compositores e produtores e podem ser acessadas por empresas ou indivíduos que precisam de trilhas sonoras para seus projetos.


Para comentar mais sobre essa possibilidade, convidamos o compositor Marllon Silva (xDeviruchi) – autor do álbum "8-bit-fantasy & adventure" – para compartilhar a sua experiência.


O álbum "8-bit Fantasy & Adventure" é uma coleção de músicas no estilo chiptune, compostas pelo Marllon e disponibilizadas gratuitamente. Os usuários que desejarem podem contribuir com valores em dinheiro.

Uma biblioteca (ou pack) de músicas é um conjunto de faixas musicais que estão disponíveis para serem licenciadas e usadas em diferentes projetos, como filmes, comerciais, vídeos online, entre outros. Essas músicas são criadas por compositores e produtores e podem ser acessadas por empresas ou indivíduos que precisam de trilhas sonoras para seus projetos.


Para comentar mais sobre essa possibilidade, convidamos o compositor Marllon Silva (xDeviruchi) – autor do álbum "8-bit-fantasy & adventure" – para compartilhar a sua experiência.


O álbum "8-bit Fantasy & Adventure" é uma coleção de músicas no estilo chiptune, compostas pelo Marllon e disponibilizadas gratuitamente. Os usuários que desejarem podem contribuir com valores em dinheiro.

Sobre a motivação para fazer o projeto:


[Marllon Silva]:

“O projeto "8-bit-fantasy & adventure" surgiu como uma oportunidade para explorar novas técnicas musicais. Minha motivação inicial foi a vontade de praticar composição de forma mais livre e criativa, longe dos exercícios tradicionais da faculdade. Transformar o projeto em um pacote de músicas foi uma decisão posterior, impulsionada pela vontade de ajudar outros desenvolvedores.


Assim, o álbum se tornou uma forma de expressar meu estilo musical enquanto oferece músicas que podem ser usadas em diversos projetos.


Em resumo, o projeto visou aprimorar minhas habilidades de composição, criar um álbum único e auxiliar a comunidade de desenvolvedores, enquanto também divulga meu trabalho.”

Sobre a motivação para fazer o projeto:


[Marllon Silva]:

“O projeto "8-bit-fantasy & adventure" surgiu como uma oportunidade para explorar novas técnicas musicais. Minha motivação inicial foi a vontade de praticar composição de forma mais livre e criativa, longe dos exercícios tradicionais da faculdade. Transformar o projeto em um pacote de músicas foi uma decisão posterior, impulsionada pela vontade de ajudar outros desenvolvedores.


Assim, o álbum se tornou uma forma de expressar meu estilo musical enquanto oferece músicas que podem ser usadas em diversos projetos.


Em resumo, o projeto visou aprimorar minhas habilidades de composição, criar um álbum único e auxiliar a comunidade de desenvolvedores, enquanto também divulga meu trabalho.”

Sobre a motivação para fazer o projeto:


[Marllon Silva]:

“O projeto "8-bit-fantasy & adventure" surgiu como uma oportunidade para explorar novas técnicas musicais. Minha motivação inicial foi a vontade de praticar composição de forma mais livre e criativa, longe dos exercícios tradicionais da faculdade. Transformar o projeto em um pacote de músicas foi uma decisão posterior, impulsionada pela vontade de ajudar outros desenvolvedores.


Assim, o álbum se tornou uma forma de expressar meu estilo musical enquanto oferece músicas que podem ser usadas em diversos projetos.


Em resumo, o projeto visou aprimorar minhas habilidades de composição, criar um álbum único e auxiliar a comunidade de desenvolvedores, enquanto também divulga meu trabalho.”

Sobre o planejamento do projeto:


[Marllon Silva]:

“Para planejar este projeto, primeiro dei uma olhada nas lojas de assets para entender o formato e os preços. Decidi focar em músicas com temática de fantasia, inspiradas em RPGs clássicos como Final Fantasy e Chrono Trigger.


Planejei 10 músicas, cada uma representando um ambiente de jogo, como a tela de título ou uma cidade. Criei um documento com palavras-chave e sugestões de uso das músicas.



O processo de produção durou cerca de um mês e meio, com mais um mês para finalizar a arte e resolver questões burocráticas. Em suma, o projeto levou aproximadamente 3 meses, com a arte contribuindo significativamente para seu sucesso.”

Sobre o planejamento do projeto:


[Marllon Silva]:

“Para planejar este projeto, primeiro dei uma olhada nas lojas de assets para entender o formato e os preços. Decidi focar em músicas com temática de fantasia, inspiradas em RPGs clássicos como Final Fantasy e Chrono Trigger.


Planejei 10 músicas, cada uma representando um ambiente de jogo, como a tela de título ou uma cidade. Criei um documento com palavras-chave e sugestões de uso das músicas.



O processo de produção durou cerca de um mês e meio, com mais um mês para finalizar a arte e resolver questões burocráticas. Em suma, o projeto levou aproximadamente 3 meses, com a arte contribuindo significativamente para seu sucesso.”

Sobre o planejamento do projeto:


[Marllon Silva]:

“Para planejar este projeto, primeiro dei uma olhada nas lojas de assets para entender o formato e os preços. Decidi focar em músicas com temática de fantasia, inspiradas em RPGs clássicos como Final Fantasy e Chrono Trigger.


Planejei 10 músicas, cada uma representando um ambiente de jogo, como a tela de título ou uma cidade. Criei um documento com palavras-chave e sugestões de uso das músicas.



O processo de produção durou cerca de um mês e meio, com mais um mês para finalizar a arte e resolver questões burocráticas. Em suma, o projeto levou aproximadamente 3 meses, com a arte contribuindo significativamente para seu sucesso.”

Sobre as dificuldades do projeto:


[Marllon Silva]:

"Enfrentei uma grande dificuldade de natureza artística durante o projeto. Como o pacote de músicas também foi concebido como um álbum, enfrentei um conflito interno sobre a complexidade das composições. Embora tenha uma tendência a criar músicas com variações e transições complexas, precisei me conter, pois as músicas destinavam-se a serem utilizadas em jogos, onde a simplicidade muitas vezes é mais eficaz. Isso me deixou com uma sensação de insatisfação por não ter incluído tudo o que gostaria no álbum.


Outra dificuldade significativa foi de natureza burocrática, especialmente relacionada aos direitos autorais. Inicialmente, considerei licenciar todas as músicas sob domínio público, mas isso poderia resultar em problemas com reivindicações de autoria. Optei, então, por usar licenças Creative Commons mais brandas, que garantem a autoria das músicas enquanto permitem seu uso em projetos comerciais e não comerciais. Além disso, registrei as músicas na ABRAMUS e criei ISRCs individuais para cada uma. No entanto, essa questão dos direitos autorais ainda é uma preocupação constante, especialmente com o sistema Content ID do YouTube e outras plataformas de streaming.



Essas dificuldades, tanto artísticas quanto burocráticas, foram desafios significativos ao longo do projeto, mas, apesar delas, o projeto foi lançado com sucesso e continua a ser uma fonte de satisfação e renda passiva para mim."

Sobre as dificuldades do projeto:


[Marllon Silva]:

"Enfrentei uma grande dificuldade de natureza artística durante o projeto. Como o pacote de músicas também foi concebido como um álbum, enfrentei um conflito interno sobre a complexidade das composições. Embora tenha uma tendência a criar músicas com variações e transições complexas, precisei me conter, pois as músicas destinavam-se a serem utilizadas em jogos, onde a simplicidade muitas vezes é mais eficaz. Isso me deixou com uma sensação de insatisfação por não ter incluído tudo o que gostaria no álbum.


Outra dificuldade significativa foi de natureza burocrática, especialmente relacionada aos direitos autorais. Inicialmente, considerei licenciar todas as músicas sob domínio público, mas isso poderia resultar em problemas com reivindicações de autoria. Optei, então, por usar licenças Creative Commons mais brandas, que garantem a autoria das músicas enquanto permitem seu uso em projetos comerciais e não comerciais. Além disso, registrei as músicas na ABRAMUS e criei ISRCs individuais para cada uma. No entanto, essa questão dos direitos autorais ainda é uma preocupação constante, especialmente com o sistema Content ID do YouTube e outras plataformas de streaming.



Essas dificuldades, tanto artísticas quanto burocráticas, foram desafios significativos ao longo do projeto, mas, apesar delas, o projeto foi lançado com sucesso e continua a ser uma fonte de satisfação e renda passiva para mim."

Sobre as dificuldades do projeto:


[Marllon Silva]:

"Enfrentei uma grande dificuldade de natureza artística durante o projeto. Como o pacote de músicas também foi concebido como um álbum, enfrentei um conflito interno sobre a complexidade das composições. Embora tenha uma tendência a criar músicas com variações e transições complexas, precisei me conter, pois as músicas destinavam-se a serem utilizadas em jogos, onde a simplicidade muitas vezes é mais eficaz. Isso me deixou com uma sensação de insatisfação por não ter incluído tudo o que gostaria no álbum.


Outra dificuldade significativa foi de natureza burocrática, especialmente relacionada aos direitos autorais. Inicialmente, considerei licenciar todas as músicas sob domínio público, mas isso poderia resultar em problemas com reivindicações de autoria. Optei, então, por usar licenças Creative Commons mais brandas, que garantem a autoria das músicas enquanto permitem seu uso em projetos comerciais e não comerciais. Além disso, registrei as músicas na ABRAMUS e criei ISRCs individuais para cada uma. No entanto, essa questão dos direitos autorais ainda é uma preocupação constante, especialmente com o sistema Content ID do YouTube e outras plataformas de streaming.



Essas dificuldades, tanto artísticas quanto burocráticas, foram desafios significativos ao longo do projeto, mas, apesar delas, o projeto foi lançado com sucesso e continua a ser uma fonte de satisfação e renda passiva para mim."

Sobre a renda passiva:


[Marllon Silva]:

“Bom, aqui eu vou direto ao ponto e vou mostrar 2 prints:

Sobre a renda passiva:


[Marllon Silva]:

“Bom, aqui eu vou direto ao ponto e vou mostrar 2 prints:

Sobre a renda passiva:


[Marllon Silva]:

“Bom, aqui eu vou direto ao ponto e vou mostrar 2 prints:

Esse primeiro print demonstra o montante total que recebi da plataforma itch. Vale ressaltar que eu também disponibilizei o conteúdo em outras lojas (Unity Asset Store e Game Dev Market).



Embora o pacote de músicas seja oferecido gratuitamente e eu não receba uma renda constante diretamente dele, acredito que sua disponibilidade gratuita tem impulsionado significativamente o alcance do meu trabalho. Além disso, publiquei o álbum em várias plataformas, como Bandcamp, SoundCloud, Spotify e Apple Music, para que as pessoas possam ouvir facilmente. Essa estratégia de divulgação se retroalimenta, especialmente no YouTube, que é a plataforma principal para meu conteúdo.



E isso nos leva ao segundo print:

Esse primeiro print demonstra o montante total que recebi da plataforma itch. Vale ressaltar que eu também disponibilizei o conteúdo em outras lojas (Unity Asset Store e Game Dev Market).



Embora o pacote de músicas seja oferecido gratuitamente e eu não receba uma renda constante diretamente dele, acredito que sua disponibilidade gratuita tem impulsionado significativamente o alcance do meu trabalho. Além disso, publiquei o álbum em várias plataformas, como Bandcamp, SoundCloud, Spotify e Apple Music, para que as pessoas possam ouvir facilmente. Essa estratégia de divulgação se retroalimenta, especialmente no YouTube, que é a plataforma principal para meu conteúdo.



E isso nos leva ao segundo print:

Esse primeiro print demonstra o montante total que recebi da plataforma itch. Vale ressaltar que eu também disponibilizei o conteúdo em outras lojas (Unity Asset Store e Game Dev Market).



Embora o pacote de músicas seja oferecido gratuitamente e eu não receba uma renda constante diretamente dele, acredito que sua disponibilidade gratuita tem impulsionado significativamente o alcance do meu trabalho. Além disso, publiquei o álbum em várias plataformas, como Bandcamp, SoundCloud, Spotify e Apple Music, para que as pessoas possam ouvir facilmente. Essa estratégia de divulgação se retroalimenta, especialmente no YouTube, que é a plataforma principal para meu conteúdo.



E isso nos leva ao segundo print:

A principal fonte de renda passiva vem do YouTube, onde o vídeo do álbum gera uma média mensal de $100 USD (aproximadamente R$450 na época). Embora haja variações nos rendimentos de mês a mês, tenho mantido essa média de receita de forma consistente. O print acima ilustra um recorte dos últimos três meses.


É importante notar que a receita do YouTube vem principalmente de anúncios nos vídeos. Para alcançar a monetização, é necessário atingir um certo número de assinantes e horas de visualização.


Este vídeo específico do álbum contribuiu significativamente para atingir esses requisitos. O valor mínimo de saque é $100 USD, e utilizo a plataforma "Remessa Online" para receber os pagamentos.



Gostaria de enfatizar que todos os resultados apresentados foram alcançados organicamente. Simplificando, eu simplesmente carreguei os arquivos nas plataformas e aguardei para ver os resultados.”

A principal fonte de renda passiva vem do YouTube, onde o vídeo do álbum gera uma média mensal de $100 USD (aproximadamente R$450 na época). Embora haja variações nos rendimentos de mês a mês, tenho mantido essa média de receita de forma consistente. O print acima ilustra um recorte dos últimos três meses.


É importante notar que a receita do YouTube vem principalmente de anúncios nos vídeos. Para alcançar a monetização, é necessário atingir um certo número de assinantes e horas de visualização.


Este vídeo específico do álbum contribuiu significativamente para atingir esses requisitos. O valor mínimo de saque é $100 USD, e utilizo a plataforma "Remessa Online" para receber os pagamentos.



Gostaria de enfatizar que todos os resultados apresentados foram alcançados organicamente. Simplificando, eu simplesmente carreguei os arquivos nas plataformas e aguardei para ver os resultados.”

A principal fonte de renda passiva vem do YouTube, onde o vídeo do álbum gera uma média mensal de $100 USD (aproximadamente R$450 na época). Embora haja variações nos rendimentos de mês a mês, tenho mantido essa média de receita de forma consistente. O print acima ilustra um recorte dos últimos três meses.


É importante notar que a receita do YouTube vem principalmente de anúncios nos vídeos. Para alcançar a monetização, é necessário atingir um certo número de assinantes e horas de visualização.


Este vídeo específico do álbum contribuiu significativamente para atingir esses requisitos. O valor mínimo de saque é $100 USD, e utilizo a plataforma "Remessa Online" para receber os pagamentos.



Gostaria de enfatizar que todos os resultados apresentados foram alcançados organicamente. Simplificando, eu simplesmente carreguei os arquivos nas plataformas e aguardei para ver os resultados.”

Principais clientes:


[Marllon Silva]:

"A maioria dos usuários que baixam e utilizam o álbum parece ser internacional, com uma distribuição geográfica variada. O álbum serviu como uma vitrine para o meu trabalho, atraindo clientes que, em sua maioria, são estrangeiros. Isso muitas vezes resulta em trabalhos cobrados em dólar, apresentando desafios adicionais em termos contratuais."

Principais clientes:


[Marllon Silva]:

"A maioria dos usuários que baixam e utilizam o álbum parece ser internacional, com uma distribuição geográfica variada. O álbum serviu como uma vitrine para o meu trabalho, atraindo clientes que, em sua maioria, são estrangeiros. Isso muitas vezes resulta em trabalhos cobrados em dólar, apresentando desafios adicionais em termos contratuais."

Principais clientes:


[Marllon Silva]:

"A maioria dos usuários que baixam e utilizam o álbum parece ser internacional, com uma distribuição geográfica variada. O álbum serviu como uma vitrine para o meu trabalho, atraindo clientes que, em sua maioria, são estrangeiros. Isso muitas vezes resulta em trabalhos cobrados em dólar, apresentando desafios adicionais em termos contratuais."

Por que o álbum é gratuito?


[Marllon Silva]:

“Disponibilizar o álbum gratuitamente não inviabiliza o mercado, pois cada projeto tem necessidades específicas que exigem assets feitos sob medida. Nem todos os desenvolvedores têm recursos financeiros para investir em assets personalizados desde o início. Disponibilizar o álbum gratuitamente permite que aqueles que não têm recursos possam utilizar as músicas, enquanto os que têm recursos podem me contratar para projetos personalizados. Isso oferece uma solução para todos os tipos de clientes, garantindo que todos fiquem satisfeitos."

Por que o álbum é gratuito?


[Marllon Silva]:

“Disponibilizar o álbum gratuitamente não inviabiliza o mercado, pois cada projeto tem necessidades específicas que exigem assets feitos sob medida. Nem todos os desenvolvedores têm recursos financeiros para investir em assets personalizados desde o início. Disponibilizar o álbum gratuitamente permite que aqueles que não têm recursos possam utilizar as músicas, enquanto os que têm recursos podem me contratar para projetos personalizados. Isso oferece uma solução para todos os tipos de clientes, garantindo que todos fiquem satisfeitos."

Por que o álbum é gratuito?


[Marllon Silva]:

“Disponibilizar o álbum gratuitamente não inviabiliza o mercado, pois cada projeto tem necessidades específicas que exigem assets feitos sob medida. Nem todos os desenvolvedores têm recursos financeiros para investir em assets personalizados desde o início. Disponibilizar o álbum gratuitamente permite que aqueles que não têm recursos possam utilizar as músicas, enquanto os que têm recursos podem me contratar para projetos personalizados. Isso oferece uma solução para todos os tipos de clientes, garantindo que todos fiquem satisfeitos."

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Marllon?


- Siga no Instagram

- Ouça o álbum no YouTube

- Veja o produto na Itch.io

- Veja o produto na Unity Asset Store

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- Veja o produto na Unity Asset Store

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Conclusão

Conclusão

Conclusão

Essas são apenas algumas das muitas formas de renda passiva no mundo da música. Agradecemos ao Marllon pelas valiosas contribuições!


Observe que em todos os casos, os autores realizaram o trabalho uma única vez e, a partir daí, estão obtendo renda passiva.


Você identificou mais alguma semelhança entre as duas formas de renda passiva?


Em cada uma dessas histórias, os criadores não apenas conceberam suas ideias, mas também cultivaram uma crença genuína em seu potencial para enriquecer a vida dos outros.


Querido leitor, permita-nos compartilhar uma mensagem inspiradora contigo: se você tem uma ideia fervilhando em sua mente, acredite nela e siga em frente.



Muito obrigado pela sua atenção.


Até a próxima!

Essas são apenas algumas das muitas formas de renda passiva no mundo da música. Agradecemos ao Marllon pelas valiosas contribuições!


Observe que em todos os casos, os autores realizaram o trabalho uma única vez e, a partir daí, estão obtendo renda passiva.


Você identificou mais alguma semelhança entre as duas formas de renda passiva?


Em cada uma dessas histórias, os criadores não apenas conceberam suas ideias, mas também cultivaram uma crença genuína em seu potencial para enriquecer a vida dos outros.


Querido leitor, permita-nos compartilhar uma mensagem inspiradora contigo: se você tem uma ideia fervilhando em sua mente, acredite nela e siga em frente.



Muito obrigado pela sua atenção.


Até a próxima!

Essas são apenas algumas das muitas formas de renda passiva no mundo da música. Agradecemos ao Marllon pelas valiosas contribuições!


Observe que em todos os casos, os autores realizaram o trabalho uma única vez e, a partir daí, estão obtendo renda passiva.


Você identificou mais alguma semelhança entre as duas formas de renda passiva?


Em cada uma dessas histórias, os criadores não apenas conceberam suas ideias, mas também cultivaram uma crença genuína em seu potencial para enriquecer a vida dos outros.


Querido leitor, permita-nos compartilhar uma mensagem inspiradora contigo: se você tem uma ideia fervilhando em sua mente, acredite nela e siga em frente.



Muito obrigado pela sua atenção.


Até a próxima!

Escrito por

Hugo Yasha

Escrito por

Hugo Yasha

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Hugo Yasha

Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.

Doutor em Composição Musical (UFPR) e professor universitário, atua como compositor e sound designer de jogos e animações.

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